domingo, 22 de julho de 2012

Educação Ambiental na Praia de Arpoeiras

Hoje foi um dia de conscientização ambiental na praia de Arpoeiras, a Equipe da SEMAM e do COMPAM conversaram com os banhistas de barraqueiros conscientizando sobre a separação do material reciclável e sobre a limpeza da praia.

A ação contou também com uma gincana onde os barraqueiros e banhistas foram convidados a limpar a praia e/ou juntar os resíduos, separadamente por tipo, e trocarem por brindes: camisas, sacolas ecológicas e bonés. 


Conscientização ambiental dos banhistas
Técnico do CONPAM
Conscientização ambiental dos Barraqueiros

Técnico do CONPAM e técnica da SEMAM



Equipe que participou da conscientização

  
Troca de metais por sacola ecológica

Material reciclável coletado - saco Amarelo - metais, saco vermelho - plástico, saco azul - papel e saco verde - vidro

  

O material coletado foi entregue no Depósito Esperança, ficando em aproximadamente 40K entre plástico, metais, papel e vidro. 

A SEMAM agradece ao CONPAM por mais essa parceria, mostrando que a educação ambiental é o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

SEMAM e CONPAM promoverão ação em Arpoeiras

A SEMAM e o CONPAM farão no domingo dia 22, na Praia de Arpoeiras, uma ação de educação ambiental juntos aos frequentadores e barraqueiros, com o objetivo principal de educar com relação a preservação da limpeza da praia.

Os técnicos do CONPAM, Milton e Mauricélio, a equipe da SEMAM e os membros da Associação das Marisqueiras e Pescadores de Curral Velho farão a abordagem e conscientização Ambiental.

A ação ocorrerá no dia 22, domingo, de 08 às 12 horas, na praia de Arpoeiras, sendo a concentração na Barraca nº 03 DEON. Na ocasião também será feita uma limpeza da Praia, estão todos convidados a participar.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

SEMAM e APRECE promovem encontro regional

Hoje, 16, a APRECE em parceria com a SEMAM, promoveu uma oficina de discussão e esclarecimentos sobre os Questionários do Programa Selo Município Verde.

Na oportunidade o técnico ambiental da APRECE, Pragmácio Telles, pode apresentar cada questão dos dois questionários, discutindo, informando como melhor responder e esclarecendo dúvidas. Ao final ficou claro o real objetivo do programa que é a melhoria contínua da gestão ambiental.

Na oportunidade estiveram presentes, no Hotel Municipal de Acaraú, representantes dos municípios de Camocim, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Bela Cruz e Acaraú. Contando ao todo com quatro secretários municipais e dois coordenadores municipais do programa.

Lembrando que essa oficina foi direcionada apenas aos municípios inscritos no programa e que Acaraú já havia entregue os dois questionários.

Durante a oficina pode-se perceber o comprometimento dos municípios da região do Vale do Acaraú com a Gestão Ambiental Municipal e além disso ficou acordado o retorno do Fórum Ambiental do Vale do Acaraú, desta vez com a participação do município de Camocim.

A SEMAM agradece a todos os participantes, em especial a APRECE. pela necessária e esclarecedora iniciativa.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

SEMAM entrega questionários da Selo Verde

Hoje a SEMAM concluiu mais uma coordenação do Programa Selo Município Verde. Neste ano, segundo a Sra. Christiane, Acaraú foi o Primeiro município da entregar a Documentação, composta de dois Questionários, um de Gestão e outro de Mobilização. Toda a documentação foi entregue em apenas um DVD, como é exigência do CONPAM. Caso fossem impressos, os questionários necessitariam de pelo menos 1000 folhas.


A SEMAM agradece aos parceiros, em especial a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Infra-Estrutura, Secretaria de Cultura, C.A.S.A., Associação Curupira, IFCE - Campus Acaraú e todos os funcionários da SEMAM.

Acaraú aguarda agora a visita dos técnicos do CONPAM para verificar as respostas.


terça-feira, 3 de julho de 2012

SEMAM convoca Responsáveis pelos Postos de Lavagem de Veículos


Na 52ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMAR, no dia 24 de abril deste, o COMAR decidiu que a SEMAM realizaria um diagnóstico da situação atual dos lava-jatos e postos de lavagem de veículos em todo o município de Acaraú, sendo este diagnóstico o passo inicial para a legalização desta atividade no município. Os conselheiros do COMAR se mostraram bastante preocupados devido ao lançamento dos efluentes provenientes da lavagem dos veículos no solo, sem qualquer tratamento, motivando assim a decisão de regularizar a atividade. Como informado na referida reunião, uma gota de óleo pode contaminar até 100 litros de água.

O diagnóstico foi realizado nos dias 09, 10 e 11 de maio, sendo agora os Responsáveis pelos postos de lavagem convidados a comparecer a SEMAM, entre os dias 23 e 27 de julho a fim receberem os esclarecimentos necessários para a regularização da atividade.

Além do diagnóstico, fazem parte do Projeto: a conscientização ambiental, a implantação dos separadores de água e óleo, o licenciamento ambiental e a fiscalização ambiental.

A SEMAM disponibiliza um modelo do Separador de água e óleo para ser implantado nos estabelecimentos.

Abaixo o ofício circular a ser encaminhado aos responsáveis pelos postos de lavagem de veículos: