sexta-feira, 27 de abril de 2012

SEMAM inicia Projeto para a Semana do Meio Ambiente

No dia 01 de maio de 2012 será dado início ao Projeto: Energia Limpa, este projeto consiste na preparação para a Semana do Meio Ambiente de Acaraú, que ocorrerá nos dias 4, 5, 6 e 8 de junho. Nesses dias a SEMAM estará desenvolvendo várias ações em todo o Município.

Fazem parte do projeto dois concursos: O Primeiro diz respeito ao melhor desenho representativo da Semana do Meio Ambiente de Acaraú, cujo tema é: Energias Renováveis, um passo para o Desenvolvimento Sustentável. Já o Segundo trata-se de uma Redação sobre o mesmo tema. Poderão participar os alunos do 8º e 9º anos do município de Acaraú.

A Secretatia de Educação de Acaraú foi comunicada hoje do Projeto, sendo solicitado da mesma a comunicação as escolas públicas, porém este projeto também é aberto para as escolas particulares do município.

Os dois concursos terão como julgadores os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Acaraú - COMAR, cuja reunião Extraordinária ocorrerá no dia 16 de maio.

As premiações serão as seguintes:

Concurso de melhor redação: um aparelho celular para o professor e uma bicicleta para o aluno.
Concurso melhor desenho: uma bicicleta para o aluno, um aparelho celular para o Professor orientador e um conjunto de coletores seletivos de resíduos para a escola. O desenho vencedor será estampado na camisa da Semana do Meio Ambiente, com o nome e a escola do aluno.
Abaixo o Projeto Energia Limpa:




Com a divulgação deste Projeto, a SEMAM espera unir parceiros e patrocinadores para incrementar as ações na Semana de Meio Ambiente.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

SEMAM recebe mudas de Mungubeiras

A SEMAM recebeu hoje, 23 de abril, 150 mudas de árvores diversas, das quais 15 foram de Mungubeira, árvore nativa da Amazônia, porém trazida para Acaraú à alguns séculos, passando a fazer parte da paisagem deste município.

121 mudas diversas, dentre elas uma mungubeira, foram doadas ao IFCE, Campus Acaraú, onde serão utilizadas na arborização daquela instituição.

As outras 14 mudas serão plantadas nas praças e logradouros públicos de Acaraú, podendo também serem doadas a qualquer acarauense que se responsabilize por seu plantio e devido cuidado.


A quantidade de mudas de Mungubeira é realmente pequena, porém já estão sendo providenciadas mais mudas para a Semana do Meio Ambiente de Acaraú.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Perímetro Irrigado recebe embalagens vazias de Agrotóxicos

No dia 18 de abril (quarta-feira) ocorrerá o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos na sede do Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, localizado na Rodovia BR 403 (CE 161), Triângulo de Marco, no município de Marco-CE




Essa é uma ótima oportunidade para que os agricultores acarauenses, bem como todos do Vale do Acaraú, encaminhem essas embalagens ao seu destino correto.

É bom lembrar que as embalagens devem ser lavadas três vezes, sendo as águas das lavagens também aproveitadas na pulverização das culturas. Além de lavadas três vezes, as embalagens devem ser inutilizadas, através de três furos no fundo das mesmas.

A utilização destas embalagens para outros fins, além de um risco à saúde, é também um crime ambiental.

As embalagens de agrotóxicos devem ser processadas em empresas licenciadas ambientalmente, sendo posteriormente recicladas.

Essa iniciativa contou com a parceira de várias empresas que comercializam agrotóxicos, SEMACE, Gerência do Perímetro Irrigado do Vale do Acaraú, Prefeitura de Marco, entre outros parceiros.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

SEMAM realiza palestras no CEJA

Atendendo à solicitação da direção do CEJA Padre Antônio Tomás, devido ao Projeto 4Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a Diretoria de Educação Ambiental da SEMAM realizou ontem, dia 11 de abril, duas palestras para os alunos do turno da tarde e da noite.

As Palestras contaram com a participação do Diretor de Educação Ambiental da SEMAM, Manuel Avelar Ribeiro e do Secretário de Meio Ambiente, Francisco Márcio Cavalcante Pinheiro.

Na ocasião, além da palestra, foram distribuídas agendas ecológicas com os professores e alunos do CEJA.


Alunos do turno da tarde

Alunos do turno da noite

Diretor de Educação Ambiental da SEMAM

Secretário de Meio Ambiente de Acaraú

Projeto do CEJA

Papel reutilizado (cestas)

Plástico Reutilizado (cortina)

PET reutilizado (puf)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Revista Sesinho mês de Abril



Neste mês, a parceria da SEMAM com o SESI, coloca a disposição a edição 120 da Revista Sesinho, que nesta edição trás uma alusão de como seria o Papai Noel Tropical.

terça-feira, 3 de abril de 2012

SEMAM acompanha Simulado da Petrobrás

Hoje os fiscais e técnicos da SEMAM estiveram acompanhando o treinamento do simulado de emergência da PETROBRAS no estuário do Rio Acaraú, na ocasião foram realizados vários testes visando a preparação para um eventual derramamento de óleo (petróleo) na costa de Acaraú.

O Simulado consistiu na utilização de equipamentos, mobilização de pessoal e principalmente no direcionamento das ações a serem realizadas no caso de um acidente real.

No simulado foram utilizadas equipes de Fortaleza (Base Avançada); Rio Grande do Norte (Centro de Defesa Ambiental); Rio de Janeiro (Coordenação); Rio Grande do Sul (equipe de proteção a fauna); e Agentes Ambientais e Embarcações Locais.

O Treinamento foi dividido em quatro etapas, a etapa de controle marítimo, a qual foi composta por nove embarcações locais que foram responsáveis pela simulação de coleta do óleo no mar; a etapa de limpeza de praia, que foi realizada pelos Agentes Ambientais locais; a etapa de contenção e remoção, que foi realizada no estuário do Rio Acaraú; e a etapa de proteção, que foi realizada na entrada do Rio Boqueirão.

Foi realizado também um simulado de reabilitação de dois animais.

Barreira sendo preparadas para a contenção e remoção de óleo no estuário do Rio Acaraú

Simulação de captura de animal contaminado

Proteção da entrada do Rio Boqueirão

Simulado de limpeza da Praia do Mosqueiro

Agentes Ambientais Locais em ação

Helicóptero utilizado na operação

Caminhão transportador dos equipamentos para contenção de óleo (CDA - Rio Grande do Norte)

Lancha utilizada na contenção e remoção no mar (CDA - Rio Grande do Norte)

Estação de controle de dados (Base Praia de Arpoeira)

Equipe para tratamento e reabilitação de animais (Rio Grade do Sul)

Após o acompanhamento do treinamento pode-se concluir que o tempo de atendimento ao sinistro, que foi
de menos de 24 horas, é suficiente para a eficiente resposta a um possível vazamento de óleo proveniente dos cinco poços a serem perfurados em alto mar, a 60 km do litoral do município de Trairí. Visto que os modelos matemáticos apresentados pela Petrobrás estimam em 97 horas a chegada do óleo, proveniente os poços, na costa Acarauense.

É importante lembrar que um vazamento nos poços é muito improvável, já que serão utilizados equipamentos modernos, eficientes e seguros, além de pessoal estritamente capacitado.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

SEMAM Autoriza Exercício Simulado de Emergência


A SEMAM autorizou, à Petrobrás, a realizar um exercício simulado de emergência composto por três frentes de ações, as quais ocorrerão simultaneamente: na foz do Rio Acaraú, onde ocorrerá a contenção e recolhimento; na Gamboa do Boqueirão, onde será realizada a proteção; e na praia da Croa Grande, onde será feita a simulação de limpeza. O Simulado ocorrerá nos dias 02, 03 e 04 de abril.
  



Este simulado faz parte das exigências do IBAMA para o licenciamento ambiental dos cinco poços a serem perfurados na Bacia do Ceará, localizados a cerca de 60 Km da costa do município de Trairí, com profundidades variando entre 1250 a 2060 metros.

Além do Estuário do Rio Acaraú, também poderão ser realizados simulados nos Estuários dos Rios Imburana e Aranaú, em Acaraú, bem como no litoral dos municípios de Trairí (Recifes e Rio Mundaú), Amontada (Rio Aracatiaçu), Itarema (Rio Aracatimirim e Rio Guajirú), Jijoca de Jericoacoara (Enseada de Jericoacoara e Rio Guriú) e Camocim (Rio Coreaú).   

Abaixo o folder das Perfurações a serem realizadas


A equipe da SEMAM irá acompanhar o simulado, a fim de verificar qualquer dano ao meio ambiente local.