sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Projeto Acaraú lixo zero














A capacidade de transformar materiais é um dos segredos da manutenção da vida em nosso planeta. Reduzir, reaproveitar e reciclar o lixo é seguir o exemplo da natureza. Nessa concepção, a Secretaria de Meio Ambiente de Acaraú - SEMAM, colocou nas repartições públicas do município caixas coletoras de papel. Todo material arrecadado serviu para confecção de cadernos visando o princípio do reaproveitamento. Folhas não passíveis de reaproveitamento foram encaminhas para reciclagem. Essas atitudes fazem parte do projeto Acaraú lixo zero e também são parte da Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Praia Limpa em Acaraú

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoveu no último domingo, dia 20 de setembro, no município de Acaraú, mais uma edição da campanha educativa Praia Limpa juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Acaraú - SEMAM. O objetivo foi contribuir com a sensibilização dos diversos segmentos sociais que frequentam as praias do município da importância de mantê-las limpas e preservadas. Na ocasião, a equipe distribuiu sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo no interior dos automóveis e a mesma quantidade de sacos plásticos para que a população guarde os resíduos sólidos produzidos no local. Além disso, um vasto material educativo foi entregue a quem estivese presente. O programa visa melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, notadamente das faixas de areia prejudicadas pela constante disposição de resíduos sólidos. Contribuir com a conservação dos espaços urbanos, através de um trabalho coletivo de limpeza dos logradouros públicos, levando a população a adotar novas posturas em prol da qualidade de vida é o que a Semace busca com esse tipo de campanha educativa.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O uso racional da água

A Secretaria de Meio Ambiente de Acaraú, na figura de seu técnico Francisco Estevão Silveira, ministrou ontem, dia 10 de setembro de 2009, uma palestra sobre o uso racional da água no distrito de Aranaú. O consumo exagerado gera degradação ambiental, pois, ao abrir uma torneira, não estamos apenas consumindo água, mas também, alimentando toda a rede de esgoto, para onde vai praticamente toda a água que consumimos. Devemos visar o uso racional da água no cotidiano através de iniciativas que tenham como objetivo reduzir o seu consumo e estimular a adoção de novas atitudes e comportamentos. A população deve pensar e agir visando o crescimento econômico e respeitando a capacidade dos recursos do meio ambiente, sobretudo a água. A conscientização e a educação do consumidor são fundamentais para mudanças em seus hábitos, para colaborar na conservação da água nas cidades. Pequenos cuidados fazem muita diferença na conta e na minimização do desperdício. O palestrante citou exemplos do uso racional da água em Acaraú e em outros municípios brasileiros, usando material educativo.


Cuidados simples


Evitar vazamentos;
Só regar jardins e plantas na parte da manhã ou no final da tarde;
Lavar o carro, sem esguicho, procurar utilizar um balde para evitar o desperdício;
Não lavar calçadas com água corrente, apenas varrer e se for lavar procure reaproveitar água da lavanderia;

Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

SEMAM presente no Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro

Nessa segunda-feira, 7 de setembro, dia em que foi comemorado os 187 da Independência do Brasil, mais uma vez aconteceu em Acaraú o tradicional desfile cívico militar da Independência. O evento reuniu representantes das Forças Armadas, alunos de diversas escolas públicas entre outros. A Secretaria do Meio Ambiente de Acaraú esteve presente ao desfile compondo um pelotão com o propósito de defender o meio ambiente sobre todos os aspectos.