Atendendo ao pedido da Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), está ministrando, durante o período de 25 a 27 de agosto, um Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental no município. As técnicas, Evaneida e Edilene, são as responsáveis por passar todo o conteúdo para os 40 participantes, entre funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária, professores de ciências e biologia, agentes comunitárias de saúde, representantes de Instituições Não Governamentais (Ongs) e serviços gerais. O objetivo do curso é fazer com que os participantes tornem-se disseminadores da educação ambiental em suas áreas de atuação, fazendo com que haja a minimização dos impactos ambientais ocasionados muitas vezes pela desinformação da população, sendo uma alternativa para superar e amenizar os problemas ambientais vivenciados no município, como desmatamento, queimada e poluição dos recursos hídricos.
Aqui são postadas as atividades realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Acaraú - SEMMA, bem como informações relacionadas com Meio Ambiente.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Agenda Ambiental na Administração Pública (A 3 P) em Acaraú
As demandas geradas pela Administração Pública nos três níveis – federal, estadual e municipal -, revelam excessivo consumo de recursos naturais. Cabe aos órgãos que compõem essas esferas reduzir o consumo de recursos naturais, diminuindo impactos ambientais em suas atividades, incentivando combate ao desperdício e uso racional de recursos.
A A3P é uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios socio-ambientais na administração pública. Seus princípios básicos são:
A A3P é uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios socio-ambientais na administração pública. Seus princípios básicos são:
* Combater todas as formas de desperdício de recursos naturais;
* Gerir adequadamente os resíduos;
* Incluir critérios socio-ambientais nos investimentos, compras e contratações de serviços dos órgãos governamentais;
* Sensibilizar os servidores públicos em relação aos aspectos ambientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.
...
Partindo do conceito de consumo responsável e consciente, a Prefeitura de Acaraú através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM começou a exigir, em agosto deste ano, a redução do uso de copos descartáveis em eventos e repartições públicas, sendo adotado a utilização de canecas retornáveis.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Fontes Alternativas de Energia Elétrica
O Ceará ganhou nesta quinta-feira, 20, mais um parque eólico. A Usina de Energia Eólica Praias de Parajuru, em Beberibe, com potência de 28,8 MW. A Usina de Energia Eólica Praias de Parajuru, é o primeiro, de três parques que a empresa Impsa Wind, em parceria com a Cemig, instalará no Estado. Até o fim do ano deverá ser inaugurado a Usina de Energia Eólica Praia do Morgado (28,8 MW) e de Volta do Rio (42,0 MW), ambas no município de Acaraú. Nessa ocasião, o Ceará passará a ser o maior produtor desta forma de energia no País. A Secretaria de Meio Ambiente de Acaraú participou da cerimômia juntamente com o prefeito de Acaraú
Assinar:
Postagens (Atom)